sábado, 5 de novembro de 2011

Madrugada

Alguém me disse, dia desses, que preciso dormir bem para conseguir estudar bem. Lembro-me que, na última fase da seleção para o mestrado, quando passei por uma banca, uma das integrantes da mesa (e atual orientadora, Ellen Fensterseifer Woortmann, é importante ressaltar!) dirigiu a mim uma pergunta: "Há algo na sua vida que possa te impedir de estudar de alguma forma? Um namorado, cachorro, papagaio...?". Eu respondi que não. Ali, naquele momento, assinava meu contrato de noites em claro, fins de semana sem muito contato com sol e céu azul. Ali, num ato de loucura extremamente inconsequente, e por ver o interesse da Professora Ellen sobre a Ilha Grande, e como fluía uma conversa informal, perguntei se a banca já tinha acabado, e mostrei meu mapa da Ilha (Que irresponsabilidade! hahaha... não quis nem saber, foi espontâneo demais pra ter pensado se queria ou não fazer isso realmente. Simplesmente aconteceu!). Ali, começava meu mestrado.
Bem, o fato é que produzo mais ficando acordada de madrugada para estudar, apesar do que, tenho dois dias de aulas pela manhã, e fico destruída nesses dias. Tenho tantos materiais a ler, tantos livros em outras línguas, teses e mais teses. Ainda tenho que dar conta da preparação do projeto e de mais dois artigos para o fim do semestre. Como fazer isso estudando de dia somente? Prolongo esse período até quando dá. Por vezes, 5h da manhã. Outras vezes, apenas 3h ou 2h.
Depois disso, a pele começa a ficar sem brilho, olheiras. Pareço uma mestranda louca. Apenas pareço ou me tornei assim? Hmm, isso é um caso a se pensar. Além das "sequelas" aparentes, o corpo está com cansaço acumulado e sinto a gravidade fazendo efeito maior que o comum. Não consigo mais encostar em qualquer lugar sem sentir sono: ônibus, sofá, colo da minha mãe. Bato no canto e capoto, em termos bem populares!
E vem me dizer o que é saudável? A essa altura dos estudos, infelizmente, a saúde não tem sido prioridade! Espero que meu corpo entenda e aceite que isso é temporário! hahaha Tadinho!
Ai, quanta bobagem escrevi a essa hora da madrugada. Só não apago tudo porque um dos intuitos desse blog era escrever justamente as bobagens que me vêm à mente, para que elas não me dêem mais nós de tensão nas costas do que eu já tenho sentido.
Enfim, é isso!